David Bowie e a moda depois dele

Seja pela exposição que chegou no Brasil ou pelo níver de 67 anos essa semana, só se fala em David Bowie e a moda, é claro, anda colada com tudo o que se relaciona com o nome do cantor, músico, ator, produtor, pintor e tudo mais que o camaleão possa ser. Bowie é figura tão carimbada na nossa vida que nem paramos para pensar como é que ele foi parar em todas as marcas de t-shirts do universo. O fato é que ele é o cara! Mudou a história não só da música e da moda, mas desafiou a sociedade fazendo o que um homem nunca tinha feito antes.

Os personagens que ele criou para expressar seus sentimentos e ideias eternizaram estilos e anteciparam muitos conceitos que até hoje são discutidos como gênero, padrões, estética e principalmente, liberdade de expressão. Muito antes do que a moda é hoje, Bowie já largava a ideia de que através das roupas a gente pode ser o que quiser e o melhor: se transformar quando tiver vontade.                                         


Ziggy Stardust

Foi com o mullet vermelhinho e muita maquiagem que David Bowie começou a mudar o mundo. Com essa aparência ele estourou na música com o álbum “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars” (ufa!). O personagem encarnado por ele é um alienígena que vem pra Terra passar uma mensagem de esperança. Olha a loucura brother! Mas é essa figura que tá na frente de tudo o que é andrógeno e futurista hoje na moda.

David Bowie e a moda Ziggy Stardust

Aladdin Sane

Esse é o nome do personagem criado depois do estouro. Aqui o sucesso já está feito e quem aparece para nunca mais sair da moda é quem, quem? O raio no zóio! Muito brilho, formas incríveis e rock glam para a gente nunca mais tirar o paetê do rock and roll. Thanks Bowie! :*

David Bowie e a moda Aladdin Sane

The Thin White Duke

A fase dark e cheia de problemas fez com que o cantor (é estranho falar “cantor” pra alguém que é bem mais que isso) fizesse a limpa no visu agora representado por um duque. Mas até no minimalismo ele inspira a moda até hoje com a alfaiataria cheia de personalidade.

David Bowie e a moda The Thin White Duke

Os anos de glória fashion aconteceram entre as décadas de 70 e 80. Depois, Bowie não foi tão feliz em alguns projetos e cortes de cabelo e acabou dando uma sumida. Mas para a loucura dos fãs e da galera da moda, ano passado ele voltou depois de 10 anos fora da música com um clipe fantástico com a Tilda Swinton e modeletes:

Torcendo pra conseguir ver a exposição!

UPGRADE: Exposição David Bowie no MIS – eu fui!  :)))